Páginas

14 maio 2012

O que é a caspa e como controlá-la.

Uma condição muito frequente entre jovens e adultos é a dermatite seborreica, mais conhecida como caspa.
A dermatite seborreica é uma afecção crônica que pode surgir na infância, mas é mais frequente na vida adulta e pode piorar na adolescência. Acomete principalmente o couro cabeludo (muitos chamam de caspa), mas também a face. No couro cabeludo, manifesta-se com eritema (vermelhidão) e descamação, e pode ou não coçar. O desconforto maior é causado pela coceira e descamação. Na face manifesta-se também com vermelhidão e descamação, caracteristicamente nas seguintes áreas: sobrancelhas, canto do nariz e atrás das orelhas. Os fatores desencadeantes principais são o estresse e o frio. A presença de alguns fungos, que habitam a pele normalmente, pode também estar associada à dermatite seborreica.
Há diferentes graus de dermatite seborreica, pessoas com quadros mais severos e resistentes e outras com quadros brandos e de fácil controle. Porém, por se tratar de uma condição crônica, as lesões podem sempre voltar em todos os casos, mesmo após controle adequado.
O tratamento é feito com medicações em cremes e shampoos. Usualmente, nas crises recomenda-se medicamentos contendo corticoesteróides ou imunomoduladores, que devem ser usados somente sob prescrição médica e por curto período, pois podem ter efeitos colaterais. Passadas as crises, o ideal é o uso permanente de alguns produtos para controle da dermatite seborreica, que em geral, evitam as recidivas. São shampoos que, em sua maioria, contém medicação antifúngica e são específicos para tal cuidado. Podem ser usados 3 vezes por semana, alternando com o shampoo de uso habitual.
Há algumas doenças da pele e do couro cabeludo que se parecem muito com a dermatite seborreica, por isso é importante consultar um especialista para confirmação do diagnóstico.

por Dr. Nuno Osório e Dra. Camila Segue


Nenhum comentário: